Frase para reflexão.


" A Grandeza de uma nação, e seu progresso moral, pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." - Mahatma Gandhi
" A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no Homem" - Léon Denis
"Se um cão não vier até você após ter olhado em seu rosto, você deverá ir para casa e examinar sua consciência" - Woodrow Wilson







segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Estresse do Confinamento

O Estresse do Confinamento
Por Alessandro Pelletti - C.T.C. DOG MASTER


São muitos os problemas ocasionados devido ao estresse em que os cães são acometidos pela falta de exercícios diários, interação com o ambiente exterior e tudo o que ele pode proporcionar como, situações adversas e vários tipos de emoções que são fundamentais para o bom desenvolvimento físico e mental dos cães.

Na grande maioria das vezes esse tipo de estresse é causado involuntariamente pelos próprios donos dos cães. Devido a agitação e o excesso de carga horária no trabalho das grandes metrópoles, os cães acabam por ficar em “segundo plano” nos quesitos, passeios, interação, descontração, exercícios físicos e novas experiências no ambiente exterior.

Alguns dos problemas mais freqüentes ocasionados por essa “deficiência exterior” são:

Falta de Socialização: Por causa da falta de contato com outros cães e pessoas, alguns exemplares se tornam anti-sociais, dificultando o manejo em Pet Shop (banho e tosa), clínicas veterinária e literalmente “apavorando” as visitas em sua casa.

Fobias: A “escassez” de passeios externos são causadores também de grandes fobias, como, medo no trânsito, em meio à aglomeração de pessoas, insegurança e agressividade com relação a outros cães, etc.

Automutilação: Devido ao estresse imposto, sem ter o que fazer e já enjoado daquela mesma bolinha e ossinho oferecido ha dias atrás, alguns cães começam a lamber excessivamente seus próprios membros e com o passar do tempo essas “lambidelas” tornam-se pequenas mordiscadas que causam feridas infeccionadas.

Obesidade e atrofia muscular: A privação de exercícios diários atua também na parte física dos cães, e causam problemas como obesidade, o que se reflete diretamente nas articulações e ligamentos, tão quanto problemas respiratórios e cardíacos, reduzindo a longevidade dos cães.

Um comentário:

  1. Adorei a reportagem!!! Resgatei um peludo lindo na semana passada e ele estava realmente muito machucado e mutilado. Estou cuidando dele 24 hs por dia, tenho fé que logo em breve ele estara lindo de novo e vai encontrar uma nova familia que vai ama-lo de verdade.

    ResponderExcluir