Frase para reflexão.


" A Grandeza de uma nação, e seu progresso moral, pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." - Mahatma Gandhi
" A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no Homem" - Léon Denis
"Se um cão não vier até você após ter olhado em seu rosto, você deverá ir para casa e examinar sua consciência" - Woodrow Wilson







domingo, 12 de setembro de 2010

Monet para adoção



Eu sou o Monet, um lindo SRD, fomos resgatados da rua com minha mãe, pelas tias Valéria e Elisa, não tinhamos nem abertos os olhinhos ainda. Meus outros irmãos já ganharam a oportunidade que eu e minha irmão Loren, ainda não tivemos. Sou amoroso, carinhoso e tenho muita energia para gastar, acho que posso até ser um maratonista!!! Só preciso de uma chance para ganhar seu coração. Prometo minha lealdade e meu amor até meu último suspiro. Quem quiser me conhecer pode entrar em contato com a tia Elisa ou tia Valéria.

Castrado, Vacinado e vermifugado.
Idade: 02/05/2010 (nascimento estimado)
Pelagem: curta, marrom - caramelo
Porte: médio/grande
Contato: Elisa 11 5063-0054 ou Valéria 11 8271-8046

ADOTADA: Loren para adoção



Eu sou a Loren, uma linda SRD, fomos resgatados da rua com minha mãe, pelas tias Valéria e Elisa, não tinhamos nem abertos os olhinhos ainda. Meus outros irmãos já ganharam a oportunidade que eu e meu irmão Monet, ainda não tivemos. Sou amorosa, carinhosa e um pouco medrosa. Só preciso de uma chance para ganhar seu coração. Prometo minha lealdade e meu amor até meu último suspiro. Quem quiser me conhecer pode entrar em contato com a tia Elisa ou tia Valéria.

Castrada, Vacinada e vermifugada.
Idade: 02/05/2010 (nascimento estimado)
Pelagem: curta, bege claro
Porte: médio/grande
Contato: Elisa 11 5063-0054 ou Valéria 11 8271-8046

Encontrado: Procuro meu Dono - Bingo


Encontrado em 03/09/2010

Fui encontrado na Rua Américo Brasiliense na chácara Santo Antônio – Santo Amaro. Estava sem coleira, muito sujo e desnutrido. Muito carinhoso, dócil e brincalhão! Se dá com outros cães e gatos.

Castrada agendada, Vacinada e vermifugada.
Raça: Poodle
Idade: 09/2007 (nascimento estimado)
Pelagem: longa branca e champanhe claro
Porte: médio
Contato: ana.lucia@pitpet.com.br ou pitpet@pitpet.com.br
Tel: 11 5181-4299 ou 11 7373-6971

ADOTADA: Laica para Adoção


Eu sou a Laica, uma linda e amorosa SRD, parece que passou um Border Collie em minha mãe ou meu pai. Fui encontrada pela minha madrinha em Santo Amaro, zona sul, eu era muito fujona, foi difícil para conseguir me pegarem, eu era muito medrosa, mas depois que fui para minha casa temopária, tudo mudou, pude mostrar como sou educada, delicada e amorosa. Tenho bom relacionamento com outros peludos. Sou uma boa menina, estou sempre alerta, só preciso de uma chance. Prometo ser dedicada e te dar muito amor.


Castrada, Vacinada e vermifugada.
Idade: 01/2009 (nascimento estimado)
Pelagem: longa preta
Porte: médio

Contato: ana.lucia@pitpet.com.br ou pitpet@pitpet.com.br
Tel: 11 5181-4299 ou 11 7373-6971

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Estresse do Confinamento

O Estresse do Confinamento
Por Alessandro Pelletti - C.T.C. DOG MASTER


São muitos os problemas ocasionados devido ao estresse em que os cães são acometidos pela falta de exercícios diários, interação com o ambiente exterior e tudo o que ele pode proporcionar como, situações adversas e vários tipos de emoções que são fundamentais para o bom desenvolvimento físico e mental dos cães.

Na grande maioria das vezes esse tipo de estresse é causado involuntariamente pelos próprios donos dos cães. Devido a agitação e o excesso de carga horária no trabalho das grandes metrópoles, os cães acabam por ficar em “segundo plano” nos quesitos, passeios, interação, descontração, exercícios físicos e novas experiências no ambiente exterior.

Alguns dos problemas mais freqüentes ocasionados por essa “deficiência exterior” são:

Falta de Socialização: Por causa da falta de contato com outros cães e pessoas, alguns exemplares se tornam anti-sociais, dificultando o manejo em Pet Shop (banho e tosa), clínicas veterinária e literalmente “apavorando” as visitas em sua casa.

Fobias: A “escassez” de passeios externos são causadores também de grandes fobias, como, medo no trânsito, em meio à aglomeração de pessoas, insegurança e agressividade com relação a outros cães, etc.

Automutilação: Devido ao estresse imposto, sem ter o que fazer e já enjoado daquela mesma bolinha e ossinho oferecido ha dias atrás, alguns cães começam a lamber excessivamente seus próprios membros e com o passar do tempo essas “lambidelas” tornam-se pequenas mordiscadas que causam feridas infeccionadas.

Obesidade e atrofia muscular: A privação de exercícios diários atua também na parte física dos cães, e causam problemas como obesidade, o que se reflete diretamente nas articulações e ligamentos, tão quanto problemas respiratórios e cardíacos, reduzindo a longevidade dos cães.

O Hábito de Roer

O Hábito de Roer, por André Rosa


A grande queixa dos proprietários de filhotes é quanto ao hábito de seus animais roerem e, consequentemente, destruírem tudo o que vêem pela frente.


Os cães adultos também adoram roer um bom osso, seja ele artificial (de couro) ou natural. Há cães que gostam de roer paredes... Mas qual o significado desse comportamento? Por que o cão rói tanto?

No caso de filhotes, os animais exploram seu novo mundo com a boca, o que não é diferente dos bebês humanos. Cheiram, lambem e engolem tudo o que lhes passa pela frente. Roer, além de ser uma brincadeira agradável para os animais, alivia o incômodo da troca de dentes, que começa a partir dos 3 meses e meio e vai até os 6 meses de idade. Nessa fase é importante ter cuidado com os cães novos, pois eles podem roer fios elétricos, o que causa sérias queimaduras na boca e língua, além do choque poder levar o animal a uma Parada cardio-respiratória.

Roer vasos de jardim, pedras e paredes, nem sempre significa deficiências nutricionais causadas por verminoses. No entanto, sempre que o filhote ou mesmo o cão adulto tiver esse comportamento, é interessante realizar um exame de fezes do animal para tirar a dúvida.

Uma outra função bastante importante do ato de roer é a da limpeza dos dentes. A natureza, sempre muito sábia, improvisou uma escova de dentes natural para os animais. Assim, ao roer ossos e cartilagens, pelo atrito dos dentes com essas superfícies, os animais estão eliminando a placa bacteriana que forma o tártaro. Sim, animais também tem tártaro, e ele é o grande responsável pelo aparecimento de doenças periodontais, que causam a perda precoce dos dentes de cães e gatos.

Roendo ossos naturais, os animais também estão se abastecendo de minerais, principalmente de cálcio. Na natureza, os cães e lobos alimentavam-se apenas de carne, que é muito pobre desse mineral. Roendo os ossos da caça, essa necessidade era suprida. Hoje, com a facilidade das rações industrializadas, as necessidades de cálcio são todas supridas e o ato de roer, nos animais domésticos alimentados com ração, tem significado apenas de diversão e limpeza dentária.

Mas que tipo de ossos o animal pode roer? Existem os "ossos" sintéticos, feitos de couro de boi, e os ossos naturais. Os sintéticos têm formas variadas, e o animal os consome rapidamente. É contra-indicado apenas para cães que têm diarréias frequentes por intolerância a esses produtos. Os ossos naturais podem ser dados, desde que GRANDES (joelho, fêmur ou canela) e COZIDOS. Do contrário, poderão causar perfurações intestinais e diarréia. Assim, jamais dê ossos de galinha para seu cão roer.

Roer é preciso, mas cuidado com o que o seu cão está roendo.

Animais de estimação sofrem com tempo seco


27 de agosto de 2010
Fonte: Jovem Pan online - http://blogs.jovempan.uol.com.br/


Não são apenas os humanos que sofrem com os males do tempo seco e poluído. A baixa umidade, que atinge 10 Estados e o Distrito Federal e tem levado São Paulo a estados de alerta, é causa de preocupação também para os tutores de animais de estimação.


Em vez de problemas respiratórios, os mais comuns nos seres humanos, entre os bichos os inconvenientes são outros. “O animal sofre menos do que a gente”, explica Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care. Ele alerta, porém, que enquanto os tutores sofrem com problemas relacionados ao pulmão, em cães e gatos, surgem doenças de pele.

Os três principais problemas dos cães e gatos com o tempo seco são a conjuntivite animal, problemas respiratórios alérgicos e o aumento da incidência de gripe canina. Saiba mais sobre eles e como evitá-los.

Conjuntivite animal: O tempo seco e poluído irrita os olhos do animal, que tenta aliviar a coceira com a pata, machucando os olhos e causando infecção. Muitas vezes com secreção purulenta. A conjuntivite é ainda mais comum em animais que tem focinhos curtos e olhos saltados como o spitz alemão e o pequinês. Para evitá-la, o tutor deve administrar soro fisiológico e colírio de uso veterinário.

Carrapatos: O problema não é relacionado diretamente com a baixa umidade, mas sim com a grama seca, ideal para a proliferação de carrapatos. Recomenda-se o tratamento preventivo contra o parasita.

Problemas respiratórios alérgicos: Animais com predisposição a problemas respiratórios e filhotes também podem sofrer com o clima seco. O cão apresenta aumento de secreção nasal e fica mais propenso a contrair gripe canina, a traqueobronquite (causada pela bactéria Bordetella ou outros vírus). É recomendado que o animal tenha água à vontade para beber, umidificação do ambiente e evitar passeios entre 10h e 17h. Animais alérgicos devem ser lavados com mais frequência.

Seu amigo é para toda vida !!!

As pessoas que moram com você estão de acordo com a adoção?
Sua casa/apto tem espaço suficiente para a espécie de animal escolhido?
Se você mora em apartamento, já perguntou se é permitido ter animais de estimação?
O animal escolhido é realmente um animal doméstico ? (Não se devem manter em cativeiro animais silvestres, da fauna brasileira) Não adote um animal pensando que ele é um "brinquedo" para as crianças.
Você está disposto a cuidar do animal durante toda sua vida? (Afinal cães e gatos vivem 10 a 20 anos em média)
Você já pensou se quer um filhote ou um animal adulto? Geralmente a primeira escolha é sempre por um filhote, e é tambem a forma mais trabalhosa já que ele exige cuidados, dedicação permanente e orientações.
Você já pensou em quem vai cuidar do animal durante suas férias ou situações de emergência?
Você será um dono responsável pelos filhotes do seu animal e/ou providenciará a esterilização do mesmo? (A castração é um dos mandamentos básicos da posse responsável, pois - inclusive - aumenta o tempo de vida dos animais)
Você escolheu criteriosamente a espécie de animal que melhor se adaptará ao seu estilo de vida?
Você cuidará dele, dando banhos e levando-o para passear regularmente?
Você terá condições de mantê-lo dentro dos limites de sua propriedade ou o mesmo andará livremente pelas ruas? (O segundo mandamento principal da posse responsável é não deixar os animais terem acesso às ruas, onde estarão expostos aos maus-tratos e crueldades dos humanos... lembre-se que o animal sente como nós, mas não pensa como nós!)

Se respondeu SIM !!! Parabéns !!!

OUTRAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER, CASO TENHA RESPONDIDO SIM ÀS PERGUNTAS ACIMA:

TEMPO DE VIDA: Saiba que um cão vive em média 14 anos e um gato, em média 20 anos.

ALIMENTAÇÃO: Os animais precisam ser alimentados com ração, sendo que o gato não deve ser alimentado com ração de cães e vice e versa. Para o gato, deixe uma quantidade à disposição, de acordo com as instruções no pacote. Ele come várias vezes ao dia. Já para o cão, determine horários para as refeições ou, caso não seja possível, deixe uma quantidade disponível.

ÁGUA: Animais também precisam de água. Deixe uma vasilha limpa para que ele beba quando sentir sede. Troque a água todos os dias e, se possível, mais de uma vez.

LOCAL: Nunca o deixe ao relento, com frio ou na chuva. Deixe-o em local seco, arejado, de preferência perto de você. Se isso não for possível, não o deixe no chão duro. Disponibilize uma almofada, uma casinha, um colchonete. Mantenha o local limpo e não coloque a comida perto de onde ele faz xixi. Se você mora em casa, tome cuidado para que ele não fuja para a rua. Ele pode ser atropelado, envenenado ou se perder e ir parar na carrocinha. Se você mora em casa e tem um gato, seria importante castrá-lo para que ele saia menos (a maioria não volta). Se possível, coloque uma plaquinha de identificação com o seu telefone atrás. Se você mora em apartamento, coloque redes de proteção. O gato cai sim, e não tem sete vidas. Se você sair para passear com o seu cão, mantenha-o sempre na guia. Ele pode se distrair, atravessar a rua e ser atropelado. Não custa nada. E não esqueça de recolher as fezes. Nunca deixe o seu animal acorrentado ou preso numa gaiola. Ele não é criminoso. Isso é cruel. Afinal, você deu um lar ou uma prisão a ele?

VACINAS: Todo animal deve ser vermifugado e vacinado quando filhote, e o reforço da vacina deve ser dado anualmente. Os cães devem ser vacinados a partir dos 45 dias, contra parvovirose, cinomose, coronavirose, raiva, hepatite infecciosa, leptospirose, parainfluenza, adenovirose e traqueobronquite. Dependendo do porte do cão, ele deverá tomar mais duas ou três doses de reforço, com um intervalo de 21 dias entre elas. Os gatos, a partir dos dois meses, contra raiva, panleucopenia, rinotraqueíte, clamidiose e calicivirose. Há também vacina contra a leucemia (FeLV), mas ainda existem controvérsias sobre ela.

CASTRE SEU ANIMAL - ESSE É UM ATO DE AMOR: Esterelizando o seu animal, você evitará que ele tenha crias indesejadas. Você não poderá ficar com todos e vai evitar que haja mais animais abandonados. A cada ano, centenas de filhotes indesejados são jogados nas ruas. Não é fácil conseguir um lar para todos os filhotes, e você nunca terá garantias de que serão bem tratados. Os animais podem ser castrados a partir dos quatro meses. Quanto mais cedo for feita a esterilização, menores as chances de tumores nas fêmeas e de inflamação da próstata e testículos nos machos. E menores serão as chances dele fugir.

NÃO O CASTIGUE NEM MALTRATE: Punição física não adianta nada, e não corrige comportamentos indesejados. Bater no animal, além de ser um ato de extrema covardia, fará com que ele se torne medroso e inseguro, o que não é bom nem para ele nem para você. Trate seus animais como você gostaria de ser tratado. Este é um princípio básico da humanidade.

PROVIDENCIE TRATAMENTO VETERINÁRIO SEMPRE QUE FOR PRECISO

Não busque resoluções ou dicas com quem não é veterinário. Se o seu animal apresentar qualquer sintoma de doença: deixar de comer, apresentar sangue nas fezes ou urina, parar de urinar ou defecar, vomitar ou apresentar depressão, queda de pêlo, leve-o imediatamente ao veterinário. Se você não tiver condições, há locais onde você poderá tratá-lo a preços mais baixos, como os hospitais das faculdades de veterinária.

SEJA COMPANHEIRO SEMPRE: Aprenda a respeitar o jeito de ser de cada animal. É isso que o faz único. Trate-o sempre com carinho e amor. Procure compreender que tudo o que ele faz é para agradá-lo e fazer-se digno do seu amor. Aceite esse amor incondicional. Ninguém será capaz de amá-lo de forma tão desinteressada e isenta de julgamentos como seu animal.

SUPERE AS DIFICULDADES - VOCÊ É RESPONSÁVEL: Nem sempre as coisas são como desejamos... Nem sempre nossos animais se comportam da forma esperada. Mas lembre-se de que você é responsável por ele, seja como for, aconteça o que acontecer. E que ninguém abandona um filho porque teve mau comportamento, se envolveu com drogas, meteu-se em encrencas...

NA VELHICE, NÃO O DESAMPARE: Não é justo que você se desfaça do animal justamente na fase em que ele mais precisará de você. Nossa sociedade é extremamente injusta com os idosos. Não seja você mais um a engrossar as fileiras da indiferença e da falta de gratidão. Seu animal o amou e compreendeu a vida inteira... Cuide dele até o fim.

JAMAIS O ABANDONE: Finalmente, jamais abandone. Animais abandonados são presa fácil das piores crueldades. Não caia na conversa de que sempre haverá alguma "alma boa" que cuide dele. A realidade não é essa.

ONGs PELO BRASIL

BAHIA


Salvador
Associação Brasileira Protetora dos Animais - Seção da Bahia
Site: www.abpabahia.org.br

BRASÍLIA - DF

Brasília
ProAnima - Associação Protetora dos Animais do Distrito Federal
Sede: SCLN 116 - Bloco I - Loja 31-S Ed. Cedro (subsolo)
Brasília, DF CEP 70553-790
Telefone: (61) 3032-3583
E-mail: proanima@proanima.org.br
Site: www.proanima.org.br

Brasília
Sociedade Humanitária Brasileira
E-mail: www.shb.org.br

MINAS GERAIS

Belo Horizonte
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PELA CAUSA ANIMAL - ABC Animal
Site: www.abcanimal.org.br

Belo Horizonte
Liga de Prevenção a Crueldade contra o Animal (LPCA)
Site: www.geocities.com/sos_animal/quemsomos/lpca.htm

Montes Claros
Sociedade Norte Mineira de Proteção aos Animais
E-mail: virginia@connect.com.br
Site: www.merivel.com.br/snmpa.htm

Piumhi
Vida Animal
E-mail: vidaanimal@vidaanimal.org.br
Site: www.vidaanimal.org.br
Com Giovana

PARÁ

Belém
Asscoma - Associação de Combate aos Maus-Tratos dos Animais
E-mail: asscoma@bol.com.br
Site: www.asscoma.org.br

PARANÁ

Curitiba
Associação do Amigo Animal
Site: www.amigoanimal.org.br

Curitiba
S.O.S Bicho
Contato: Ana Claudia
E-mail: s.o.s.bicho@uol.com.br
Site: www.geocities.com/adocao_curitiba/index.htm

PERNAMBUCO

Recife
Associação de Amigos e Protetores dos Animais - AAPA
Rua Cal Pereira, 365 - Rosarinho
CEP: 52041-020
Telefone: (81) 3466-2219 / Fax: (81) 3325-2705

Recife
Associação Pernambucana de Defesa da Natureza - ASPAN
Caixa Postal 7862
CEP 50732-970
Tel: ( 81) 3222-2038 / Fax: (81) 3222-2038
E-mail: aspan@aspan.org.br
Site: www.aspan.org.br

RIO DE JANEIRO

Ilha do Governador
USPA - Uniao Societária Protetora de Animais
Contato: Dª. Wilma Poncell
Telefone: (21) 2462-4816 / (21) 9968-0882
Expediente - Segunda a sábado - 14:00 às 18:00h
E-mail: uspa@bol.com.br
Site: http://uspa.multiply.com

Itaipava
Grupo de Assistência e Proteção aos Animais de Itaipava
Contato: Carlos Eduardo da Cunha Pereira
Telefone: (21) 9627-5169
E-mail: carlosecpereira@mls.com.br
Site: www.gapaitaipava.com.br

Niterói
SONIPA - Sociedade Niteroiense de Proteção Animal
Contato: Dagmar
Endereço: Caixa Postal 106.071 - 24230-971
Telefone: (21) 714-8629 - (21) 9247-5021
E-mail: 20alc@vnet.com.br
Site: www.sonipa.org.br

Rio de Janeiro
Associação Casa do Cão e Gato
Telefone: (21) 9361-8741 com Marilena Neves
E-mail: contato@casadocaoegato.com.br
Site: www.casadocaoegato.com.br

Rio de Janeiro
Centro de Controle de Zoonoses Paulo Decoros Filho
Endereço: Largo do Bodegão, s/n - Santa Cruz
Telefone: (21) 395-1595

Rio de Janeiro
FBAV - Frente Brasileira para Abolição da Vivissecção
Caixa Postal 8159
CEP: 21032-970
Site: www.geocities.com/Petsburgh/8205
contatos: Rosely (21) 9962-1526 ou Paula (21) 9997-4332

Rio de Janeiro
Fundação Pró-Animais - Casa de São Francisco de Assis Canis
Endereço: Estrada dos Cabuis, 117 - Pedra de Guaratiba
Telefone: (21) 417-2300

Rio de Janeiro
INPA (Instituto Nacional de Proteção Animal)
Endereço: Rua Santa Clara, 327 A - Copacabana
Telefone: (21) 2547-4405 / (21) 2549-6230 / (21) 2256-3045 / (21) 2256-3046 / Fax: ramal 231
E-mail: inpavet@easyline.com.br
Site: www.inpa.com.br

Rio de Janeiro
Instituto Municipal de Medicina Veterinária "Jorge Vaitsman"
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 1120 - São Cristóvão
Telefone: (21) 2254-2100

Rio de Janeiro
Liga de Defesa dos Animais
Endereço: Av. Genemário Dantas, 806
Telefone: (21) 3087-2672 / 2537-0853 c/ Helena - (21) 2558-4029 c/ Laudicéia

Rio de Janeiro
Sociedade Educacional Fala Bicho
Endereço: Caixa Postal 31047 CEP: 20732-970
E-mail: falabicho@falabicho.org.br / falabicho@infolink.com.br
Site: www.falabicho.org.br

Rio de Janeiro
SOS Animal
Contato: Cecilia
Telefone: (21) 9681-5797
Site: www.sosanimal.cjb.net

Rio de Janeiro
SOS Felinos
E-mail: sosfelinos@yahoo.com.br
Site: http://sosfelinos.atspace.com
Contatos: Rosely (21) 9962-1526 ou Paula (21) 9997-4332

Rio de Janeiro
SOZED - Sociedade Zoófila Educativa
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 499 - Rio Comprido
CEP: 20261-240
E-mail: sozed@sozed.org.br
Site: www.sozed.org.br
Telefone: (21) 2273-8233

Rio de Janeiro
SUIPA - Sociedade União Internacional Protetora dos Animais
Endereço: Av Dom Hélder Câmara, 1801 - Benfica
CEP: 20973-011
Telefone: (21) 2501-8691 / (21) 2501-9954
Site: www.suipa.org.br

Valença
Sociedade Amigo Bicho
Contato: João Figueiredo
Telefone: (24) 2452-5390 - (24) 2452-5857
E-mail: jb.figueiredo@bol.com.br

RIO GRANDE DO SUL

Canoas
APAC - Associação de Proteção aos Animais de Canoas
Endereço: Rua Imbé, 912
Telefone: (51) 466-1442 - (51) 476-1727

Caxias do Sul
Soama - Sociedade Amigos dos Animais
Telefone: (54) 3026-9999
E-mail: flexo@flexocd.com.br
Site: www.ondecaxias.com.br/orfanato

Pelotas
Associação Pelotense de Cidadania
Contato: Paula Soares Ferro
E-mail: sosanimais@via-rs.net
Site: http://www.via-rs.net/pessoais/pferro/index.htm

Pelotas
Associação Pelotense Protetora dos Animais
Endereço: Praça da Liberdade, 140 - Areal

Porto Alegre
APRODAN - Associação Pró Direitos dos Animais
Endereço: Av. 21 de Abril, 1610, Bairro Sarandi
Telefone: (51) 3364-8318 / (51) 98437833
E-mail: aprodan@ieg.com.br
Site: www.aprodan.hpg.ig.com.br

Porto Alegre
GABEA - Grupo de Apoio ao Bem-estar Animal
Endereço: Caixa Postal 930 - Ag. Central
CEP: 90001-970
Telefone: (51) 9206-0329

Porto Alegre
Gatos & Amigos
Telefone: (51) 9962-8703
E-mail: gatoseamigos@terra.com.br
Site: www.gatoseamigos.hpg.ig.com.br

Porto Alegre
Grupo Amigos dos Animais - AMA
E-mail: Contato@pequenosanimais.com.br
Site: www.pequenosanimais.com.br

Porto Alegre
IMEPA - Instituto Metropolitano de Proteção aos Animais
Telefone: (51) 9912-2442
E-mail: imepa@imepa.org.br
Site: www.imepa.org.br

São Leopoldo
ALPA - Associação Leopoldense de Proteção aos Animais
Endereço: Estrada do Socorro s/nº - Arroio da Manteiga
Telefone: (51) 9228-0101
E-mail: alpa@alpa.org.br
Site: www.alpa.org.br

SANTA CATARINA

Blumenau
Focinho Feliz
E-mail: faleconosco@focinhofeliz.com.br
Site: www.focinhofeliz.com.br

Criciúma
Associação Protetora dos Animais de Criciúma
Telefone: 437.3419 – 437.5150 (Tati) - 9964-9133 (Dione) Fax:
E-mail: apacri@terra.com.br
Site: www.apacri.cjb.net

Florianópolis
ACAPRA - Associação Catarinense de Proteção aos Animais
Telefone: (48) 9992-9929
E-mail: acapra@acapra.org.br
Site: www.geocities.com/Heartland/Village/1780

Florianópolis
É o Bicho
Contato: Maurício Varallo
Telefone: (48) 9901-6641
E-mail: eobicho@eobicho.org
Site: www.eobicho.org

Florianópolis
Sociedade Animal
E-mail: webmaster@sociedadeanimal.com.br
Site: www.sociedadeanimal.com.br

Joinville
Abrigo Animal
Telefone: (47) 424-1618
E-mail: info@abrigoanimal.org.br
Site: http://www.abrigoanimal.org.br/

Joinville
Associação Fraternidade Animal
Contato: Carlos Rafael da Silva
E-mail: putfire68@hotmail.com

SÃO PAULO - CAPITAL

Aliança Internacional do Animal (Aila)
Rua Pasquale Gallupi, 900 - Jardim Paraisópolis - CEP 05660-000
Telefone: (11) 3749-0800 / 3749-9996 - Tel/Fax: 3507-1418
E-mail: aila@aila.org.br
Site: www.aila.org.br

Amigos dos Bichos
Contato: Rosângela
Telefone: (11) 5072-7810

APASFA - Associação Protetora dos animais de São Francisco de Assis
Endereço: Rua Santo Elizeu, 272 - Vila Maria
Telefone: (11) 6955-4352
Site: www.apasfa.org

ARCA Brasil
Rua Wisard, 273 - casa 3
Vila Madalena - São Paulo - Brasil
Tel/fax: (11) 3031-6991
E-mail: arcabrasil@arcabrasil.org.br
Site: www.arcabrasil.org.br

Associação de Amparo aos Animais
Endereço: Rua Visa de Parto Seguro, 959 / Rua Purus, 503
Telefone: (11) 247-8169

Cia. do Bicho
Endereço: R. Manuel Gonçalves Mão Cheia, 378, Jardim Previdência -
Telefone: (11) 3722-3011
Site: www.ciadobicho.com.br

Clube das Pulgas
Telefone: (11) 5508-0737 cod. 4031834
E-mail: clubedaspulgas@uol.com.br
Site: www.clubedaspulgas.com.br

Liga de Prevenção a Crueldade Contra Animais
Endereço: Rua Dr. Mariano C. Moura, 172

Pet Feliz
Telefone: (11) 8172-5772
E-mail: petfeliz@petfeliz.com.br
Site: www.petfeliz.com.br
Com Marta

Programa Ambiental a Última Arca de Noé
Endereço: Av. dos Jamaris, 428 - Ap.142 - Indianópolis
CEP: 04078-001
Telefone: (11) 5051-4123
E-mail: arca@aultimaarcadenoe.com
Site: www.aultimaarcadenoe.com

Projeto Focinhos Gelados
E-mail: focinhosgelados@focinhosgelados.com.br
Site: www.focinhosgelados.com.br

Quintal de São Francisco
Endereço: R. Humberto 1º, 183, Vila Mariana
Telefone: (11) 5081-5446

GRANDE SÃO PAULO

Carapicuíba
Associação Protetora de Animais de Carapicuíba
Endereço: Estrada da Fazendinha, 1036 - JD. Ana Estela
Telefone: (11) 9242-3933 - (11) 9740-7293
Site: www.geocities.com/apac_br/apac.htm

Guarulhos
CCZ - Centro de Controle de Zoonoses
Contato: Rosimeire
Endereço: Av. Padre Noronha, 110
Telefone: (11) 2475-7903 / (11) 2475-7904

Itapecerica da Serra
APAIS - Associação Protetora dos Animais de Itapecerica da Serra
Endereço: Av. Marginal Aldeinha, 868 - Pq. Paraíso
Telefone: (11) 495-4866

Ribeirão Pires
Clube dos Vira-Latas
Contato: Cida Lellis
Telefone: (11) 4824-7430 / (11) 9797-3606
Site: www.clubedosviralatas.org.br

São Bernardo do Campo
GAMA - Grupo de apoio de animais maltratados e abandonados
Contato: Dna Dinorah
Telefone: (11) 4354-0214 - Kenel clube do ABC (11) 4368-2055

São Caetano do Sul
APASCS - Associação Protetora dos Animais de São Caetano do Sul
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 659 - Santo Antonio
E-mail: apascs@apascs.org.br
Site: www.apascs.org.br

SÃO PAULO - INTERIOR

Itu

Adote um Amigo
Contato: Izilda
Telefone: (11) 4013-4983
E-mail: izipauli@ig.com.br ou izicat@ig.com.br
Site: www.geocities.com/adote1amigo

Atibaia
AVA - Associação Vida Animal
Telefone: (11) 484-3998
Site: www.atibaia.com.br/ava

Avaré
Abrigo Piccolina
Contato: Rosana
Endereço: (14) 3732-4154
E-mail: abrigopiccolina@uol.com.br

Bragança Paulista
ANIMAIS EM PERIGO
Contato: Nanci Aparecida do Prado
Endereço: Alameda Portugal, 93 - Cj. 23
CEP: 12919-540
Telefone: (11) 4031-4619 - (11) 4034-3190 Fax: (11) 4034-0693
E-mail: oldiemeister@unforgettable.com
Site: www.angelfire.com/hi/animais

Cachoeira Paulista
Associação Protetora de Animais de Cachoeira Paulista
Endereço: Rua. Ovídio Alves Capucho, 210
CEP: 12630-000
Telefone: (12) 561-1217
E-mail: mrcarneiro@ig.com.br
Site: www.apacp.hpg.com.br

Campinas
AAAC - Associação Amigos dos Animais de Campinas
Endereço: Rua Luzitana, 1124
Telefone: (19) 3234-1988, das 08:00 às 18:00
E-mail: aaacampinas@ieg.com.br
Site: www.aaacampinas.hpg.com.br

Campinas
Associação Amigos dos Animais de Campinas
Endereço: Rua Santa Ernestina, 580
Telefone: (19) 252-2997 / (19) 238-6743 / (19) 256-1619

Campinas
Grupo de Apoio aos Animais de Rua
Contato: Marilza
Telefone: (19) 3289-4585 - (19) 9128-9043 (Érika)
E-mail: sonia.pequeno@ig.com.br
Site: http://br.geocities.com/gaar_campinas/index.html

Limeira
Associação Limeirense de Proteção aos Animais - ALPA
E-mail: alpa@alpaonline.com.br
Site: www.alpaonline.com.br

Nova Odessa
Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa
Contato: Sra. Joceli Maleniez
E-mail: joceli.maleniez@garoanet.com.br

Ribeirão Preto
ADARP - Associação dos Defensores dos Animais de Ribeirão Preto
Telefone: (16) 636-6280 / (16) 625-8092

Ribeirão Preto
PROJETO MURILO PRETINHO – Flávia
flaviadogsitter@gmail.com ou murilopretinho@yahoo.com.br

Ribeirão Preto
AVA – ASSOCIAÇÃO VIDA ANIMAL
Telefone: (16) 3632-1054
E-mail: ava@ava.org.br

São Carlos
ASF - Arca de São Francisco
Contato: Renata Grotta D'Agostino
Endereço: Rua Domingos Diegues, 809
CEP: 13560-000
Telefone: (16) 33762507
E-mail: arcadesaofrancico@hotmail.com

SÃO PAULO - LITORAL

Guarujá
APA - Associação Protetora dos Animais do Guarujá
Telefone: (13) 9138-4948, com Andrea e Renata
E-mail: apaguaruja@hotmail.com
Site: www.geocities.com/apaguaruja

Ubatuba
Clube dos Bichos - Associação Protetora dos Animais de Ubatuba
Telefone: (12) 975-6845 - (12) 432-2405 / (12) 432-4602
Site: www.geocities.com/dogapauba